O mercado de câmbio de Tóquio abriu na terça-feira (4) com uma leve valorização da moeda japonesa, cujo fechamento no dia anterior foi de 145 ienes por dólar.
Houve uma ligeira movimentação de compra do iene por causa do impacto do lançamento do míssil balístico pela Coreia do Norte, o qual sobrevoou o Japão e caiu no Oceano Pacífico, por isso a cotação inicial foi de 144 ienes por dólar.
Kentaro Doi, investigador sênior da Unidade de Negócios de Mercado de Nova Iorque do Sumitomo Mitsui Trust Bank, comentou sobre os movimentos do iene, dizendo: “O iene subiu reflexivamente para um nível mais elevado devido à aversão ao risco quando uma informação de proteção civil foi emitida após o lançamento de um míssil balístico pela Coreia do Norte”.
Acredita-se que o míssil balístico passou sobre o Japão, caindo no Oceano Pacífico, e ele disse: “O nível de alerta foi um pouco mais elevado do que no passado, então o mercado pode ter reagido, embora em pequena medida”, explicou.
Na manhã de terça-feira foi emitido o J-Alert pelo lançamento do míssil de médio alcance. As áreas alvo para o alerta foram as províncias de Hokkaido e Aomori, cuja população teve que se proteger.
Fonte: Bloomberg