Elon Musk atraiu reações adversas na segunda-feira (3) de autoridades ucranianas, incluindo o presidente Volodymyr Zelensky, por seu conselho não solicitado sobre como trazer a “paz” em meio à invasão da Rússia à Ucrânia.
Em uma pesquisa no Twitter, Musk sugeriu um caminho para a “Paz entre Ucrânia e Rússia” que incluía refazer as eleições “sob supervisão das Nações Unidas” nas regiões do país recentemente anexadas ilegalmente pela Rússia.
A apropriação de terra, que cobre cerca de um quinto da Ucrânia, seguiu referendos que foram amplamente descartados como “farsas” por grande parte do mundo.
O bilionário CEO da Tesla sugeriu tornar a Crimeia, uma região que a Rússia invadiu e anexou da Ucrânia em 2014, “formalmente parte da Rússia”. Ele acrescentou em pontos principais: “fornecimento de água para a Crimeia garantido” e “Ucrânia continua neutra”.
Ukraine-Russia Peace:
– Redo elections of annexed regions under UN supervision. Russia leaves if that is will of the people.
– Crimea formally part of Russia, as it has been since 1783 (until Khrushchev’s mistake).
– Water supply to Crimea assured.
– Ukraine remains neutral.
— Elon Musk (@elonmusk) October 3, 2022
“Começou na Crimeia e terminará na Crimeia, e esse será um renascimento da ordem legal internacional”, disse Zelensky na cúpula da Plataforma da Crimeia em agosto.
A maioria dos que responderam no Twitter votaram “não” em reposta à pesquisa de Musk. Em um tuíte de sequência, Musk pareceu culpar os resultados em um “bot attack”.
“F*da-se é a minha resposta mais diplomática para você”, escreveu o embaixador da Ucrânia na Alemanha, Andrij Melnyk, em reposta ao tópico de Musk no Twitter.
Zelensky iniciou uma pesquisa no Twitter por conta própria, perguntando aos seus seguidores, “Qual @elonmusk você gosta mais?”. As opções: “Um que apoia a Ucrânia” e “Um que apoia a Rússia”. A primeira reuniu mais de 80% dos votos até a tarde de segunda-feira.
Which @elonmusk do you like more?
— Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) October 3, 2022
O Kyiv Post, um site de notícias ucraniano, também respondeu à pesquisa de Musk, fazendo referência ao seu local de nascimento sul-africano.
“Elon, você é um cara legal e graças à Starlink, mas seria maravilhoso ser você realizasse votações sobre coisas que você conhece. Não realizamos votações sobre apartheid e Nelson Mandela”, disse a publicação.
Fonte: CNN