Começa a partir de terça-feira (11) o Zenkoku Ryoko Shien (全国旅行支援) ou traduzido livremente como Apoio Nacional às Viagens, sucessora do Go To Travel.
É uma iniciativa do Ministério das Terras, Infraestrutura, Transportes e Turismo do Japão (MLIT), através da Agência do Turismo, para aquecer a economia através do incentivo às viagens, hospedagens, alimentação e lembrancinhas.
Esse plano de apoio estava originalmente programado para começar na primeira quinzena de julho de 2022, mas foi adiado devido ao status de infecção do novo coronavírus.
Como funciona o novo plano de apoio às viagens
O orçamento já foi alocado pelo governo do Japão para cada província, levando em consideração os resultados reais das acomodações. Além disso, o restante do apoio ao turismo local é definido pelo governo de cada província. Os subsídios de vendas são pagos às agências de viagens que realmente vendem passagens e hospedagens.
O período deste plano está previsto para encerrar em meados de dezembro, porém, cada província poderá definir se continua em 2023. A província de Gunma encerrará em 31 de outubro, as de Kumamoto e Oita seguem até o final de dezembro e as demais pretendem encerrar em 21 de dezembro.
Quais são os descontos da viagem
Não importa se viajará dentro da província onde reside ou se vai para fora, como por exemplo, de Aichi para Okinawa, onde a temporada de praias termina em 31 de outubro.
O desconto no preço da viagem é de 40%, ligeiramente superior ao do Go To Travel (35%).
O desconto máximo por pessoa em relação à hospedagem de um dia é de 5 mil ienes e chega a 8 mil ienes para transporte mais acomodação.
Portanto, se um casal se hospedar em um apartamento de hotel, ganhará um desconto de até 10 mil ienes se o pernoite for até 25 mil ienes. Se ultrapassar, supondo que escolha um hotel com tarifa de 100 mil ienes, o desconto máximo será de 10 mil ienes.
As províncias prepararam os cupons regionais para serem usados em lojas de lembrancinhas e restaurantes designados. Os cupons são de valor maior no caso de viagem durante a semana, de 3 mil ienes, e mil ienes no final de semana.
Condições básicas para se beneficiar dos descontos
Para participar é preciso ser residente no Japão, não importando se é estrangeiro, cujo pacote de viagem pode ser de 1 a 7 dias.
A condição estabelecida pelo governo é que os participantes tenham recebido a terceira dose da vacina contra o coronavírus. O comprovante deverá ser apresentado ao fazer check in no hotel. Nesse momento serão entregues os cupons para usar nos restaurantes e no comércio.
Como se beneficiar desse plano
Para facilitar nas reservas de passagens e hotéis, estão autorizadas as empresas como Rakuten Travel, Ikkyu, Jalan e Rurubu.
Para ver o que cada província oferece toque aqui para conferir.
Fonte: MLIT, Travelers Navi e Toyo Keizai