O número de casos confirmados de influenza no Japão até agora neste ano continuou bem abaixo dos níveis normalmente observados antes da pandemia de coronavírus em 2020.
O Ministério da Saúde do Japão disse que recebeu informação de 97 casos de influenza de cerca de 5 mil instituições médicas a nível nacional durante o período de 7 dias até 16 de outubro.
Entretanto, o professor da Universidade Toho, Kazuhiro Tateda, está aconselhando as pessoas a se manterem vigilantes para um possível aumento simultâneo nos casos de influenza e covid-19.
O especialista em doenças infecciosas diz que as pessoas devem manter medidas antivírus, visto que surtos de influenza ocorreram em outros países neste ano.
O departamento de saúde da Austrália disse que confirmou mais de 225 mil casos de influenza a partir do início deste mês até 9 de outubro, citando que 308 pessoas morreram.
Os números na Austrália são bem maiores do que os 550 casos sem mortes reportados durante um período similar no ano passado.
Autoridades da saúde e especialistas atribuem o aumento à suspensão de medidas anticoronavírus como lockdowns e uso de máscara.
Elas acrescentaram que a imunidade das pessoas ao vírus da influenza havia enfraquecido como resultado de menos exposição nos últimos 2 anos.
Autoridades estatais australianas ofereceram vacinas contra influenza, mas apenas cerca de 40% da população de 6 meses ou mais velhas receberam doses nessa temporada.
Fonte: NHK