Cooperativas agrícolas disseram que desde 2021 houve 9 casos de roubos de frutas só em Toyota, no valor de 100 mil ienes, sendo levadas de uma só vez.
O drone voou em um trajeto pré-determinado sobre o pomar por vários minutos antes de retornar (NHK)
Um drone está sendo testado em uma cidade na província de Aichi para testar sua capacidade de prevenir roubo de frutas de pomares.
Publicidade
O projeto ocorre em meio a uma onda de roubos de frutas antes de suas colheitas.
Uma cooperativa agrícola na cidade de Toyota se juntou com agricultores e uma empresa de robótica em Nagoia que fica nas proximidades.
Na segunda-feira (24), mais de 20 pessoas se reuniram perto de um pomar de peras na periferia da cidade de Toyota com um drone, um computador e outros itens.
Enquanto um piloto licenciado observava, o drone decolou automaticamente de sua estação de base e voou em um trajeto pré-determinado sobre o pomar por vários minutos antes de retornar.
O sistema de câmera do drone era originalmente destinado a proteger as plantações de animais e aves selvagens.
A desenvolvedora do sistema diz que trabalhará para elaborar maneiras de alertar automaticamente empresas de segurança se um intruso for detectado.
As cooperativas agrícolas disseram que desde 2021 houve 9 casos de roubos de frutas só em Toyota, no valor de ¥100 mil (US$670), sendo levadas de uma só vez.
O produtor local Yoshihiro Kato disse que ele também sofreu roubos. Ele manifestou esperança de que o sistema será colocado em bom uso, visto que agricultores não conseguem patrulhar sozinhos seus pomares 24 horas por dia.
Fonte: NHK