Pessoas que relataram efeitos colaterais, como febre, calafrios ou dores musculares, após tomarem vacinas contra covid-19 da Pfizer-BioNTech e Moderna tiveram uma tendência de maior resposta de anticorpos, de acordo com nova pesquisa.
Apresentando tais sintomas após vacinação está associado a maiores respostas de anticorpos comparado a ter apenas dor ou vermelhidão no local da injeção ou nenhum sintoma, sugere o estudo publicado na sexta-feira (21) no jornal JAMA Network Open.
“Em conclusão, essas descobertas apoiam o reenquadramento de sintomas pós-vacinação como sinais de eficácia de imunizantes e reforçam diretrizes para reforços em adultos mais velhos”, escreveram no estudo os pesquisadores da Universidade de Columbia em Nova Iorque, da Universidade de Vermont e da Universidade de Boston.
Contudo, embora algumas pessoas possam ter efeitos colaterais mínimos ou nenhum, a vacina ainda gera respostas imunes nelas também.
Quase todos os participantes do estudo apresentaram uma resposta de anticorpos positiva após concluir uma série de duas doses de imunizantes da Pfizer-BioNTech ou Moderna.
“Isso é mais para tranquilizar as pessoas as quais tiveram reação que são seus sistemas imunes respondendo, na verdade de uma maneira boa, à vacina, embora isso tenha causado desconforto para algumas”, disse o Dr. William Schaffner, professor na Divisão de Doenças Infecciosas no Centro Médico da Universidade Vanderbilt e diretor médico na Fundação Nacional para Doenças Infecciosas, que não estava envolvido no novo estudo.
Fonte: CNN