O governo do Japão anunciou que planeja reabrir seus portos para navios de cruzeiro internacionais em linha com o relaxamento dos controles de fronteira para turistas do exterior.
O Ministério do Turismo disse que permitirá as embarcações desde que elas cumpram diretrizes elaboradas por um grupo da indústria sobre medidas para prevenir infecções por coronavírus e respostas a surtos.
Se casos suspeitos ocorrerem em um navio, a tripulação deve conduzir testes necessários e medidas de isolamento e reportar a funcionários da quarentena antes da embarcação atracar.
Navios de cruzeiro que viajam internacionalmente não têm atracado no Japão desde quando uma embarcação com passageiros infectados chegou a Yokohama (Kanagawa), em fevereiro de 2020.
Procedimentos levaram tempo e mão de obra, visto que funcionários da quarentena embarcaram no navio após ele ter atracado para confirmar os sintomas dos passageiros.
O ministro do Turismo, Tetsuo Saito, disse aos repórteres na terça-feira (15) que ele tem a esperança de que empresas cumpram as diretrizes para as pessoas poderem aproveitar de forma segura suas experiências de cruzeiro no Japão.
O ministério diz que um navio de cruzeiro deve partir de Yokohama no mês que vem e retornar em janeiro.
Fonte: NHK