A Amaterasu Railway na província de Miyazaki tem um trem local popular que leva os passageiros a uma jornada de 30 minutos pelo espetacular cenário de Takachiho.
O trem peculiar é conhecido por ser aberto, sua jornada pela ponte ferroviária mais alta do Japão e condutores que sopram bolhas ao longo do caminho.
Mas agora ele também está conhecido por algo mais: deixar os passageiros com a sensação de fome.
Anteriormente, o Amaterasu Railway era movido a diesel e por ser aberto, passageiros sentiam o cheiro de gases de escape.
Entretanto, a ferrovia anunciou recentemente que eles haviam mudado para operar o trem inteiramente com biodiesel feito com sobras de caldo de tonkotsu lámen.
Agora, ao invés de exalar cheiro de queimado tóxico, os passageiros dizem estar sentindo o aroma de arroz frito ao longo do caminho.
A iniciativa ocorre de uma parceria com a Nishida Logistics, uma companhia de caminhões sediada na vizinha Fukuoka, lar do tonkotsu lámen.
Essa empresa descobriu uma maneira de converter o caldo espesso, gorduroso e à base de carne suína em biodiesel. Vários de seus caminhões funcionam com biodiesel e agora também o Amaterasu Railway.
Fonte: Spoon and Tamago