A Delegacia de Koka (Shiga) entregou um diploma de agradecimento a カン・ド・チェン, vietnamita, 35 anos, trabalhador de uma empresa em Minakuchi (Shiga), por ter ajudado no resgate de um idoso que caiu em um pântano.
A delegacia elogiou a sua atitude e esta foi a primeira vez na província de Shiga que um diploma foi preparado no idioma vietnamita, para que ele possa levar ao seu país e contar à sua família o motivo dessa homenagem.
De acordo com a delegacia de polícia, por volta das 15h30 de 22 de outubro, o trabalhador vietnamita encontrou um homem de 80 anos que caiu da bicicleta, dentro de um pântano, na área do Templo Daichi de Koka, quando caminhava pelo local. Ele estava tirando fotos da paisagem japonesa, no dia de sua folga, para enviá-las à sua família em Hanói, Vietnã.
Como tinha dificuldade para pedir socorro em japonês, tirou uma foto da situação, mostrou e pediu a um estudante de 15 anos para ligar para o 119.
Não se importou em ficar coberto de lama para segurar a mão do idoso e continuou a falar com ele até a chegada da ambulância. Assim, o idoso não correu risco de vida, foi retirado e levado para o hospital.
A polícia informou que entregará um diploma de agradecimento ao estudante ginasial que telefonou para o 119.
Fontes: Mainichi e Asahi