A Coreia do Norte informou através do seu jornal estatal Rodong Sinmun de sexta-feira (16), que realizou com sucesso um teste para verificar as características do “motor de combustível sólido de alto impulso” no desenvolvimento de outro “sistema de arma estratégica de novo tipo”.
Segundo a matéria, comemora-se o sucesso no teste de disparo estático do motor de combustível sólido de alto empuxo, de 140tf (toneladas-força), o primeiro de seu tipo no país, no Sohae Satellite Launching Ground na manhã de quinta-feira (15).
A mídia informa que o “teste importante” forneceu uma “garantia científica e tecnológica segura” para o desenvolvimento de outro novo tipo de sistema de armas estratégicas.
Nas fotos publicadas no jornal, se pode ver como a chama gigantesca e uma grande quantidade de fumaça saem do bocal do motor instalado horizontalmente ao ar livre.
Os mísseis balísticos intercontinentais (ICBM) da Coreia do Norte utilizam combustível líquido, mas apresentam desvantagens como a dificuldade de armazenamento de longo prazo e o tempo necessário para a injeção.
Por outro lado, o combustível sólido é fácil de armazenar e pode ser lançado rapidamente, dificultando a detecção e a interceptação, por isso a Coreia do Norte está se concentrando nesse desenvolvimento.
Fonte: NHK