Aumento das taxas de juros nas linhas de crédito para habitação

Em 2023 os bancos vão aumentar as taxas de juros para as linhas de crédito para quem quer ter casa própria.

Imagem ilustrativa de casa à venda (FNN)

Os megabancos como Mitsubishi UFJ e Sumitomo Mitsui aumentarão as taxas de juros das suas linhas de crédito para a habitação, em janeiro de 2023.

Publicidade

O motivo é que o Banco do Japão revisou parcialmente as medidas de flexibilização monetária em 20 de dezembro e as taxas de juros de longo prazo subiram. É esperado que outras instituições financeiras sigam o exemplo e aumentem as taxas também.   

O que será aumentado é a taxa básica de juros, como a da fixa de 10 anos, que é a referência para o financiamento da casa própria. As taxas de juros estão em tendência de alta desde a primavera em resposta aos aumentos da Europa e nos Estados Unidos.

Em breve cada banco deverá fazer seus respectivos anúncios, mas o aumento deverá ficar na faixa de 0,2%

Para aumentar o número de usuários, também existe a opção de não aumentar os juros, por isso ainda não está claro se todos os bancos vão acompanhar.

Não se espera que afete as taxas de juros flutuantes, usadas por mais de 70% dos usuários de financiamentos da casa própria.

Fontes: FNN e Asahi 

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Surtos de gripe aviária provavelmente serão os mais altos de todos os tempos no Japão

Publicado em 29 de dezembro de 2022, em Sociedade

Há possibilidade de epidemia da gripe aviária altamente patogênica no Japão. Além dos prejuízos, as carnes e ovos sobem de preço.

Imagem ilustrativa de galinha poedeira (Hippox)

Desde setembro o Japão está tendo surtos de gripe aviária e vem aumentando em um ritmo incomum. Há um risco crescente de que o número de galinhas e frangos sacrificados alcance recorde.   

Publicidade

“Ainda estamos na primeira metade do surto e a possibilidade de que continue é muito alta”, disse um especialista para a NHK.

Nesta temporada, a gripe aviária altamente patogênica ocorreu em várias propriedades avícolas de quase todo o país, sendo que o número de aves sacrificadas chegou a 7,3 milhões até quarta-feira (28).  

Se o surto continuar nesse ritmo, há um risco crescente de ultrapassar o recorde de 9,87 milhões de aves da temporada passada.

O professor Yoshihiro Sakoda, da Universidade de Hokkaido, especialista em gripe aviária, explicou por que os surtos continuaram em um ritmo incomum.  “Nesta temporada, as aves migratórias infectadas com o vírus começaram a chegar pelo menos no final de setembro, o mais cedo de todos os tempos, em vários pontos do país, sendo introduzido (vírus) de forma inédita”, esclareceu.  

As 20 províncias em amarelo são as que tiveram surtos de gripe aviária (MAFF)

Além disso, sobre as perspectivas futuras, disse que “quando as aves migratórias se deslocam dentro do país, o vírus continuará a ser transportado, e a infecção poderá se espalhar para outras que vivem no país, como os corvos”.

Por isso, na sua análise, se torna epidêmica e deverá prosseguir até a primavera, com mais surtos nas granjas. 

Recomendou reforçar as medidas higiênicas nas granjas de galinhas poedeiras e dos frangos e patos para abate. 

Já são granjas de 20 províncias até quarta-feira, de Hokkaido a Okinawa, que amargam prejuízos incalculáveis para os proprietários das granjas. Por isso, a carne de frango ou pato e os ovos estão mais caros. 

Fonte: NHK 

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão