Ferrovias, aeroportos e vias expressas no Japão estão repletos de pessoas seguindo para suas terras natais e de férias durante o feriado de fim e início de ano.
O êxodo em massa está no pico nesta quinta-feira (29), com muitas pessoas viajando durante o feriado, visto que nenhuma restrição relacionada ao coronavírus está em vigor pela primeira vez em 3 anos.
Companhias da Japan Railways (JR) dizem que trens-bala partindo de Tóquio estavam lotados.
Assentos não reservados de alguns superexpressos Nozomi na linha Tokaido Shinkansen registraram até 50% a mais de passageiros do que a capacidade.
Nas linhas Tohoku e Hokuriku, assentos não reservados nos trens-bala também estavam quase completamente ocupados.
Todos os voos domésticos da All Nippon Airways (ANA) e da Japan Airlines (JAL) partindo de Osaka ou de Haneda em Tóquio estão quase completamente reservados para o dia.
Na semana passada, principais companhias aéreas disseram que mais de 2,7 milhões de pessoas haviam reservado voos ao longo de 9 dias até 5 de janeiro.
A ANA e a JAL dizem que suas reservas combinadas se recuperaram para 83% do número antes do início da pandemia.
Vias expressas começaram a registrar congestionamentos. O Centro de Informação de Tráfego em Rodovias do Japão disse que na manhã desta quinta-feira alguns trechos da Tomei e de outras vias expressas estavam com mais de 10Km de engarrafamento.
Fonte: NHK