Placa da Hershey’s Chocolate World nos EUA (ilustrativa/banco de imagens)
Um processo apresentado em Nova Iorque, nos EUA, alega que a gigante dos doces Hershey Company, mais conhecida como Hershey’s, “falha em revelar” que alguns de seus produtos de chocolate “contêm níveis inseguros de chumbo e cádmio”.
Publicidade
Um homem de Nova Iorque, Christopher Lazazzaro, moveu a ação no tribunal federal de Long Island no dia 28 de dezembro de 2022. O processo contra a gigante Hershey busca status de ação coletiva.
O processo ocorreu duas semanas após o Consumer Reports ter publicado um artigo afirmando que alguns chocolates meio amargos da Hershey excederam os padrões da Califórnia para o nível de dose máximo permitido (MADL) para chumbo e cádmio.
Não há lei federais para os limites de chumbo e cádmio para a maioria dos alimentos. Cientistas do Consumer Reports usaram padrões da Califórnia, visto que eles os consideraram “os mais protetivos disponíveis”.
Consumidores não têm maneira independente de saber sobre conteúdo de chumbo e cádmio dos produtos da Hershey antes de comprá-los, diz o processo, visto que os níveis não podem ser determinados “sem teste científico extenso e caro”.
Desta forma, eles dependem que a Hershey seja “verdadeira em relação aos ingredientes, incluindo a existência de chumbo e cádmio, nos produtos”, diz o processo.
Exposição a altos níveis de chumbo e cádmio pode causar problemas incluindo anemia e fraqueza.
Casos extremos de envenenamento por chumbo podem causar danos nos rins e no cérebro.
Crianças expostas ao chumbo estão sob risco de danos no sistema nervoso e cérebro e problemas de aprendizado e comportamentais, de acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC).
O cádmio pode ser perigoso quando ingerido em grandes quantidades, diz o CDC.
Fonte: The Guardian