Em 2023, o Canadá está fechando suas portas para investidores estrangeiros que querem comprar casas.
Uma nova lei canadense entrou em vigor no domingo (1º) a qual essencialmente proíbe por 2 anos que compradores estrangeiros adquiram propriedades residenciais como investimento.
A lei foi aprovada devido a um aumento nos preços de casas canadenses desde o início da pandemia, e de algumas convicções de políticos de que compradores estrangeiros eram responsáveis por adquirir avidamente a oferta de casas como investimentos.
“A conveniência de casas canadenses está atraindo agiotas, corporações ricas e investidores estrangeiros”, disse o site de campanha do partido do primeiro-ministro Justin Trudeau em 2022.
“Isso está levando a um problema real de subutilização e casas vazias, especulação desenfreada e preços exorbitantes. Casas são para pessoas, não investidores”.
A lei oferece exceções para compras de casas por imigrantes e residentes permanentes do Canadá que não são cidadãos.
Entretanto, o aumento acentuado de preços em 2020 e 2021 já foi revertido em 2022, bem antes da lei entrar em vigor.
Os preços médios de casas no Canadá atingiram o pico em um pouco mais de 800 mil dólares canadenses (590 mil dólares americanos) em fevereiro e caíram estavelmente desde então, em cerca de 13% do auge, de acordo com a Associação Imobiliária Canadense (CREA).
“O Canadá construiu uma reputação como nação multicultural que recebe pessoas de todo o mundo. Como atualmente proposto, a proibição sobre a compra de propriedade residencial por não canadenses pode impactar nossa reputação como nação acolhedora”, disse a declaração da CREA.
“Os benefícios em potencial da proibição provavelmente serão pequenos”.
Fonte: CNN