Segundo o Ministério da Defesa, por volta das 2h50 do dia 1º, um míssil balístico foi lançado próximo à costa oeste da Coreia do Norte em direção ao leste.
O míssil atingiu altitude máxima de cerca de 100 km, e voou aproximadamente 350 km. Acredita-se que tenha caído no Mar do Japão, que está localizado fora da ZEE (Zona Económica Exclusiva) do Japão, no lado leste da Península Coreana. Não há relatos de danos a navios ou aeronaves.
A Coreia do Norte havia lançado três mísseis balísticos no dia 31.
A Agência Central de Notícias da Coreia informou que uma unidade de artilharia de longo alcance do distrito militar norte-coreano lançou um míssil balístico de curto alcance apelidado de “lança-foguetes de grande porte” em direção ao Mar do Japão na madrugada do dia 1.
Além disso, na manhã do dia 31, a “Segunda Comissão Econômica”, que supostamente desempenha um papel central no desenvolvimento nuclear e de mísseis norte-coreanos, realizou um teste de lançamento para confirmar o desempenho do mesmo “lança-foguetes de grande porte”, lançando três mísseis no Mar do Japão.
O Ministério da Defesa comentou: “A Coreia do Norte lançou repetidamente mísseis em rápida sucessão desde o ano passado, o que aumentou significativamente as tensões na península coreana e na região, e é absolutamente inaceitável”.
Fonte: NHK