Mulher com corisa (Hippox)
A única província do Japão que não tem problema com os polens de cedro, cipreste e bétula branca asiática é Okinawa. Em todas as demais 46 esse fenômeno natural é preocupante para a população, especialmente para quem já desenvolveu alergia como febre do feno ou polinose, chamada de kafunsho em japonês.
Publicidade
As duas companhias privadas de meteorologia – Tenki e WeatherNews – divulgaram suas previsões sobre a dispersão dos polens em 2023, na quarta e quinta-feira (19), respectivamente.
A partir do início de fevereiro, os polens de cedro começarão a voar em partes das regiões de Kanto, Kyushu, Kinki e Tokai, e espera-se que se espalhe por todo o país. Estima-se que a quantidade de dispersão será maior no oeste do Japão, Tokai e Kanto do que em 2022, e menor em Hokuriku e no norte do Japão.
Cidades e previsão de início da dispersão dos polens (Tenki)
De acordo com as empresas, a temperatura no arquipélago japonês deverá voltar ao normal em fevereiro (possivelmente com temperaturas levemente abaixo do normal), depois de um forte frio no final de janeiro, e a quebra da dormência, em que as flores masculinas de cedro acordam, está progredindo.
Os polens de cedro atingem o pico no final de fevereiro e os do cipreste no final de março, mas depende da região.
As províncias em laranja e vermelho são que terão uma quantidade de polens bem elevada, como Aichi, Shizuoka, Mie e outras (Tenki)
Espera-se que a quantidade de dispersão seja maior do que na temporada anterior em Kyushu a Tohoku, e especialmente em Shikoku, Kinki, Tokai e Kanto-Koshin.
A estimativa de quantidade de dispersão dos polens por região é:
- 151% em Chugoku e Shikoku
- 132% em Kyushu
- 122% em Kinki, Tokai, Kanto e Yamanashi
Tipos de pólens
Os polens são de 3 tipos de árvores: cipreste (hinoki), cedro (sugi) e bétulas brancas asiáticas (shirakaba), sendo essa última mais centrada em Hokkaido.
Sabe-se que muitos botões de flores são formados no verão, e a quantidade de polens depende de certas condições como temperatura alta, as horas de sol são longas e pouca chuva. Como as condições foram favoráveis, a quantidade de dispersão na primavera seguinte é grande, como acontecerá este ano.
Prevenção à polinose ou kafunsho
Para quem tem alergia deve começar a se prevenir desde já. O mais importante é melhorar o sistema imune, o qual garante proteção contra as infecções e inflamações.
Leia algumas matérias com alimentos que podem ajudar a manter o sistema imune em dia:
Cuide-se antes!!!
Fontes: WeatherNews e Tenki