Paris, na França, é uma cidade amada pela boa comida, arte e moda fina.
Mas um novo índice do World Travel & Toursim Council (WTTC) também diz que Paris é a cidade mais poderosa do mundo para turismo.
O WTTC, um órgão da indústria do turismo sem fins lucrativos sediado no Reino Unido, analisou dados de turismo do ano de 2022 para verificar onde viajantes estavam gastando mais dinheiro.
A lista geral das cidades mais poderosas para turismo não levou em consideração apenas ingressos de museus e quartos de hotéis. O outro fator foi o quanto governos e negócios estão investindo nessas cidades como destinos turísticos.
Paris, por exemplo, está se preparando para sediar as Olimpíadas de Verão de 2024. Embora menos de 5% das instalações serão novas para os Jogos, a cidade está investindo recursos na infraestrutura, segurança e outras medidas que vão ajudá-los a sediar o mundo.
Dois países tiveram 3 cidades cada na lista do WTTC. As cidades de Orlando, Nova Iorque e Las Vegas representaram os EUA.
Enquanto cada cidade tem uma parte significante nos lucros do turismo, elas atendem a diferentes tipos de viajantes. Orlando é popular entre famílias que visitam os parques temáticos da cidade, Las Vegas é um centro internacionalmente conhecido por jogos de azar e vida noturna e Nova Iorque atrai amantes de comida e de arte, entre outros.
Três cidades chinesas, Pequim, Xangai e Guangzhou, ficaram entre as 10 mais poderosas em 2022.
A China está investindo pesadamente no turismo e fazendo propagandas a viajantes internacionais agora que suas fronteiras foram reabertas.
Certamente, há mais de 2 países representados na lista da WTTC. Tóquio, México e Londres ficaram em 7º, 8º e 9º lugares respectivamente.
Veja a lista:
- Paris, França
- Pequim, China
- Orlando, EUA
- Xangai, China
- Las Vegas, EUA
- Nova Iorque, EUA
- Tóquio, Japão
- Cidade do México, México
- Londres, Reino Unido
- Guangzhou, China
Fonte: CNN