O Japão deverá ter 2 dias – quarta e quinta-feira – com as temperaturas mais baixas deste inverno e nevasca pesada pela primeira vez em 7 anos.
A previsão indica que mesmo as províncias banhadas pelo Oceano Pacífico terão temperaturas mínimas abaixo de zero, como em Nagoia (Aichi) de -3ºC. Mas em outros locais poderá cair ainda mais, como em Hokuriku, além de Hokkaido e Tohoku.
Essa condição climática coloca as pessoas em risco de choque térmico.
Isso acontece devido à mudança brusca de temperatura externa, o que afeta o corpo. Segundo a Associação de Médicos, a média anual de mortes por choque térmico em todo o país é de cerca de 14 mil vítimas, enquanto estavam no banho. Os maiores números são em janeiro, dezembro e fevereiro, nessa ordem.
Como acontece o choque térmico
Em geral, os banheiros e toaletes ficam no lado norte da casa ou do apartamento, considerado um lado mais frio. Ao entrar no banheiro, a pessoa passa de um ambiente com calefação para um com temperatura bem baixa. Esse contraste repentino causa o choque térmico.
Os vasos sanguíneos se contraem para manter o calor afastado e a pressão sanguínea aumenta. Ao mergulhar na água quente do ofurô, os vasos sanguíneos se expandem e sua pressão arterial cai repentinamente, fazendo com que ela flutue várias vezes.
As flutuações da pressão arterial sobrecarregam o coração e podem levar a um ataque cardíaco ou ao derrame.
O que fazer para evitar o choque térmico
Não há nada mais relaxante que um bom banho depois de um dia de trabalho. Mas, no inverno, com a temperatura externa muito baixa, há 8 recomendações.
- A temperatura da água do banho deve ser programada para até 41ºC
- Antes de tirar as roupas, recomenda-se ligar o chuveiro e aquecer o banheiro
- Se foi entrar no ofurô que seja de no máximo 10 minutos e, preferencialmente, até a cintura
- Se sentir frio nos ombros, pode cobri-los com uma toalha aquecida na água quente
- Se tiver ingerido bebida alcoólica deve evitar o banho de ofurô
- Jamais saia rapidamente da banheira ou do ofurô. O ideal é sair devagar
- Colocar um estrado de madeira ou um tapete bem espesso para não receber a friagem do piso do banheiro nos pés
- Evitar se banhar tarde da noite quando a temperatura cai ainda mais
Depois de se vestir normalmente, a recomendação é de colocar um agasalho sobre a roupa ou pijama, mesmo para ficar dentro de casa, se locomovendo de um cômodo a outro.
Outras medidas a serem tomadas antes da nevasca (toque aqui).
Fontes: Yomiuri e Kagoshima Med.