O NK News, um site especializado na Coreia do Norte, informou que as autoridades ordenaram lockdown em Pyongyang, capital desse país, como uma medida rígida para frear a infecção pelo novo coronavírus.
O período de lockdown é de 5 dias, tendo começado à 0h desde quarta-feira (25) e segue até a meia-noite de 30, devido ao aumento das doenças respiratórias. Portanto, os cidadãos da capital devem ficar em casa e não podem sair para viajar para outras cidades.
A Coreia do Norte declarou que havia erradicado o coronavírus em agosto do ano passado.
Em janeiro de 2020, quando o surto de coronavírus se espalhou na China, o comércio entre o país vizinho e a Coreia do Norte foi significativamente reduzido, pois o lado norte-coreano fechou suas fronteiras.
Os trens de carga voltaram a circular entre os dois países em janeiro do ano passado. Depois, fez uma pausa temporariamente em abril devido aos efeitos do coronavírus, mas retomou a operação em setembro.
As autoridades norte-coreanas apontaram que o número de pessoas infectadas aumentou acentuadamente depois que a política de zero covid da China entrou em colapso em dezembro do ano passado.
Por isso há um crescente senso de cautela no país porque aumentou o risco do coronavírus entrar da China.
Além disso, a Embaixada da Rússia na Coreia do Norte informou através de uma rede social que foi notificada pelo lado norte-coreano sobre a medida e que os funcionários estão impedidos de sair.
Fontes: Tokyo Shimbun e JNN