O chefe da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) chega ao Japão nesta segunda-feira (30) e deve discutir o fortalecimento de relações bilaterais em meio à crescente colaboração entre Rússia e China.
O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, se encontrará com primeiro-ministro Fumio Kishida e outras autoridades durante sua visita de 3 dias ao Japão.
Stoltenberg deve trocar opiniões e reforçar a cooperação entre a Otan e democracias na região Indo-Pacífico, incluindo o Japão.
A Rússia e China estão aprofundando suas colaborações contra o cenário da invasão de Moscou à Ucrânia e o acúmulo militar de Pequim.
Kishida participou de uma cúpula da Otan na Espanha em junho, tornando-se o primeiro-ministro japonês a fazer isso.
A Otan, a maior aliança militar do mundo formada por 30 nações, usou a reunião para adotar um documento chamado Conceito Estratégico. “O Indo-Pacífico é importante para a Otan, dados os desenvolvimentos na região que podem afetar diretamente a segurança no Euro-Atlântico”.
Um alto oficial dos EUA, um dos membros líderes da Otan, disse a NHK que a “visita de Stoltenberg continuará o trabalho de endereçar a extensão de desafios compartilhados entre regiões e interesses de segurança”.
Fonte: NHK