Por volta das 14h30 de domingo (29), um estrangeiro relatou à polícia da ocorrência de uma avalanche na área da montanha que fica fora do curso da estação de esqui Tsugaike Kogen, na vila de Otari (Nagano).
A equipe de resgate foi acionada para o socorro. Segundo a polícia, eram 13 pessoas de 3 grupos de estrangeiros que praticavam o esqui freeride ou alpino, em áreas não marcadas e não patrulhadas, dentro ou fora dos limites de um resort de esqui.
Os esquiadores estrangeiros parecem ser austríacos, americanos e canadenses, sendo que 11 das 13 pessoas conseguiram descer por conta própria ao sopé da montanha, onde fica a estação de esqui Tsugaike Kogen na noite de domingo.
Mas, dois deles, inconscientes, ainda estão na montanha. Acredita-se que um seja austríaco e outro americano.
Alerta de avalanche
Por causa do mau tempo as buscas foram suspensas no final do dia de domingo e retomadas na manhã de segunda-feira (30).
Um dos estrangeiros que desceu foi transportado para o hospital pois se queixava de dores no ombro direito, pois teve um deslocamento.
Segundo os relatos, a avalanche ocorreu em uma encosta do Monte Hakuba Norikura, de mais de 2,1 mil metros de altitude.
A Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) havia emitido alerta de avalanche na região norte da província de Nagano no domingo, incluindo a vila de Otari. Nesse local havia um acúmulo de 1,3 metro de neve que caiu desde 24 deste mês.
Fontes: NHK, ANN e Yomiuri