Segundo as informações preliminares do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), ocorreu um forte terremoto de magnitude preliminar de 7,8 a 23 quilômetros a leste da cidade de Nurdağı, Turquia.
A ocorrência foi às 4h17 de segunda-feira no horário de Istambul, ou 10h17 no horário de Tóquio, a uma profundidade de 10 quilômetros.
Ocorreram tremores em algumas cidades dos países vizinhos como Líbano, Iraque, Israel, Palestina e Chipre.
Pouco depois, às 10h28 no horário Tóquio, ocorreu um outro terremoto na Turquia, de magnitude 6,7 na área central da Turquia, cujo epicentro foi a 12km de profundidade, segundo o USGS.
Até o meio-dia de segunda-feira ainda não há notícias de vítimas, mas nas redes sociais e noticiários se podem ver imagens de prédios destruídos, bombeiros ajudando as pessoas e multidões nas ruas, agasalhadas, pois faz frio e foi antes do amanhecer.
~Atualização~ Às 15h no Japão, a imprensa noticiou que o número de mortes passa de 100 e que pelo menos 440 pessoas estão feridas. Esses números tendem a aumentar por causa dos danos físicos. Ainda não há notícia do número de desaparecidos.
Já ocorreram mais de 40 réplicas, incluindo o de magnitude 6,6.
Assista ao vídeo do noticiário local e veja as tristes imagens dos danos causados pelo terremoto.
Veja outro vídeo mostrando destruição.
🚨 Turkey declares highest emergency alert after 7.8 magnitude earthquake. #earthquake #Turkey #RipLegend #مہنگائی_شٹرڈاؤن_ہڑتال pic.twitter.com/lBofBpRzAr
— Muhammad Shoaib (@MShoaib0000786) February 6, 2023
Fontes: Haber Global, Ulke TV, USGS, News Digest e Ticker News