O Museu do Dinossauro da Província de Fukui, situado na cidade de Katsuyama, anunciou no sábado (4), que um fóssil de uma pegada de algo como dinossauro, encontrada em Kitadani-cho da mesma cidade, foi confirmada pertencer a um ser dinossauro.
Esse fóssil foi encontrado em uma escavação na cidade e foi confirmado que era um pequeno terópode, o Deinonychosauria, o qual viveu nesse local cerca de 120 milhões de anos atrás.
No Japão, já foram encontrados outros fósseis de ossos, ovos e outros, da mesma espécie, em 5 locais, incluindo Fukui e outras províncias como Gifu, Ishikawa e Kumamoto.
Mas este é o primeiro fóssil de uma pegada de dinossauro. Isso fornece evidências de que espécies semelhantes também habitavam a província. “Esta é mais uma prova da diversidade de dinossauros que havia em Fukui”, disse o pesquisador.
O estrato escavado é a Camada Kitadani do Grupo Tedori, onde foram encontrados 9 tipos de fósseis de dinossauros, incluindo o do terópode Fukuiraptor.
Esse fóssil foi encontrado no primeiro levantamento da província (1989 a 1994), em 1991, e depois examinado detalhadamente por pesquisadores especializados em pegadas.
É da pata direita, que tem 8 centímetros de comprimento e 4,7 centímetros de largura. As pegadas do dedo médio e do dedo anelar se destacam. Tem quatro dedos, mas o polegar é curto e o dedo indicador é curvado para cima, parecendo dois dedos.
Com base no tamanho das pegadas, estima-se que esse terópode Deinonychosauria tinha entre de 1,4 a 1,8 metro de comprimento, da ponta da boca até a ponta da cauda.
Como o museu Museu do Dinossauro está atualmente em reforma, caso queira ver esse fóssil, estará exposto no Pavilhão Industrial da Província de Fukui, número 1, na capital homônima, de 21 de abril a 14 de maio.
Fontes: Fukui Shimbun e Yomiuri