O norovírus é um vírus pertencente à família Caliciviridae que causa inflamação gastrointestinal. É a principal causa de doença infecciosa aguda no mundo.
É altamente contagioso e pode se espalhar facilmente de pessoa a pessoa, por meio do ar, do contato fecal-oral com ingestão de alimentos ou bebidas contaminados pelo vírus ou objetos contaminados.
Sintomas do norovírus
O norovírus é conhecido como a “doença do vômito” devido aos sintomas de diarreia, náuseas e vômitos e dor de cabeça. A maioria desses sintomas desaparece dentro de alguns dias, mas a diarreia e os vômitos podem durar por vários dias.
Mas, atenção, pois a pessoa pode ter outros, incluindo dores de estômago, febre baixa, dor de cabeça, fraqueza muscular e calafrios.
Os sintomas graves e mais raros incluem desidratação por causa da perda de líquidos corporais, dor abdominal intensa e problemas respiratórios. Algumas pessoas também podem experimentar náuseas, tonturas, febre baixa e dor nas articulações.
Evitar passar para outras pessoas
Os sintomas aparecem normalmente 24 a 48 horas após a infecção e duram cerca de 1 a 3 dias, por isso, é preciso cuidar para não transmitir o vírus para outras pessoas. O cuidado deve ser de pelo menos 2 dias após o surgimento dos sintomas.
Uma das formas mais comuns de evitar a infecção em outras pessoas é lavar bem as mãos com sabão, usar um desinfetante à base de cloro e jogar fora roupas e lençóis onde vomitou. Vale lembrar que só o uso do álcool não é eficiente.
Como tratar
O mais importante é procurar um médico o mais rápido possível assim que os sintomas surgirem.
Embora não existam medicamentos específicos para o norovírus, se pode tratar através da ingesta de líquidos e alimentos leves.
Os medicamentos, como antináusea e antidiarreico, também podem ajudar a aliviar os sintomas. É importante repor os líquidos e sais corporais perdidos para evitar a desidratação. Os pacientes também devem ter repouso adequado para se recuperar.
Cuide-se!