Segundo a prefeitura de Takaoka (Toyama), milhares de sardinhas mortas foram encontradas ao longo de 2 quilômetros na praia de Matsudae por um morador no dia 13. O Centro de Engenharia Civil de Takaoka disse que começou a recolher os peixes no dia 15.
De acordo com o Instituto de Pesquisa Pesqueira de Toyama, redes de pesca de grande escala instaladas na Baía de Toyama capturaram uma quantidade anormal de sardinhas, e os pesquisadores não sabem o motivo. Na cidade de Himi, ao lado de Takaoka, os pescadores estão perplexos e não sabem o que fazer.
“Quando eu fui olhar as redes, vi essa quantidade absurda de sardinhas. Não é normal. É impossível contar. Acho que deve ter dezenas a centenas de toneladas“, disse um pescador local referindo-se à pesca do dia 7 deste mês. “Um cardume de sardinhas deve ter passado aqui. As sardinhas são peixes gordos, então o pescoço ficou preso nas malhas e o peso puxou as redes para baixo. Elas rasgaram e estão totalmente inutilizáveis. Não dá para tirar os peixes presos da rede e não sei o que fazer”, completa.
O pescador explica que consertar as redes quebradas custará vários milhões de ienes em estimativas baixas, e não há perspectiva de recuperação.
Em investigação feita por pesquisadores, estão sendo recolhidas cerca de 200 toneladas de sardinha por dia em toda a província, o que equivale a cerca de 5% da quantidade total de sardinhas capturadas no ano passado inteiro.
Os pesquisadores acreditam que mudanças na temperatura do mar devem ter causado o fenômeno, mas ainda há muitas dúvidas.
A prefeitura alerta os residentes a não levarem peixes encontrados no mar para casa, devido ao risco de transmissão de doenças.
Fonte: Chunichi e TBS