A prefeitura da cidade de Nagoia (Aichi) apresentou um projeto de lei de uma nova portaria para ser aprovada na câmara dos conselheiros (equivalente aos vereadores do Brasil), que proíbe caminhar nas escadas rolantes.
Esse projeto de lei que deverá ser aprovado tem a finalidade de preservar a segurança dos usuários, a fim de evitar acidentes. No ano passado, o Corpo de Bombeiros enviou ambulâncias para 133 pessoas que caíram e ficaram feridas.
A nova portaria está prevista para ser implementada a partir de outubro deste ano, nas estações de trens e nas instalações comerciais também. Estabelece a proibição de caminhar sobre elas, mas não prevê a aplicação de multa.
A explicação para esse novo regulamento em portaria é que no caso de uma parada de emergência ou por queda de energia elétrica, existe a possibilidade de acidente grave quando a pessoa está andando ou correndo na escada rolante.
Melhora do uso das escadas rolantes com essa portaria
O governo da província de Saitama foi o primeiro nessa iniciativa. Estabeleceu essa portaria em outubro de 2021 em todas as estações de trem e nas instalações comerciais.
Segundo as informações do governo, houve uma pequena melhora depois disso, segundo o resultado de 2 pesquisas realizadas antes e depois da nova regulamentação, em julho de 2021 e no mesmo mês em 2022, com 5 mil cidadãos.
Os percentuais de pessoas que usam as escadas rolantes paradas no degrau aumentaram de 65% para 76%. No entanto, ainda tem uma parcela apressada que corre ou caminha sobre elas.
Fonte: CBC TV