Imagem ilustrativa (PM)
Segundo estatísticas divulgadas pelo Ministério da Saúde, Trabalho e Bem Estar em 28 de fevereiro, o número de crianças e adolescentes que cometeram suicídio no ano passado atingiu 512 casos, 39 a mais do que os números confirmados no ano anterior, e um recorde de mais de 500 pela primeira vez. Destes, 352 eram alunos do ensino médio (koukou), um aumento de 38 em relação ao ano anterior, 143 eram alunos do chugaku (ginásio), uma redução de 5, e 17 eram alunos do primário (shogakko), uma elevação de 6.
Publicidade
De acordo com uma análise do Ministério da Educação, são muitos os casos que parecem estar relacionados com o mau desempenho acadêmico e preocupações com o percurso profissional e exames de admissão.
Nestas circunstâncias, o Ministério da Educação emitiu um comunicado aos conselhos de educação de todo o país no dia 28, pedindo que detectem rapidamente crianças e alunos com problemas e dificuldades e que cooperem com os seus pais.
Em coletiva de imprensa na terça (28), a ministra da educação Keiko Nagaoka disse: “Quero que as crianças e os alunos saibam que sempre há adultos ao seu lado. Os pais e funcionários da escola devem prestar atenção aos sinais sutis das crianças e alunos. Gostaria que ouvissem a ansiedade e preocupações delas”.
Fonte: NHK