A All Nippon Airways (ANA) anunciou que reduzirá a sobretaxa do querosene de aviação em abril e maio para os passageiros dos voos internacionais. Todos os passageiros pagam esse adicional agregado ao valor da passagem aérea.
Essa sobretaxa para os voos com destino aos países da Europa e os Estados Unidos, terá uma redução de 16 mil ienes, portanto cada trecho para esses destinos a sobretaxa passará a custar 33 mil ienes.
A Japan Airlines (JAL) também reduzirá 12 mil, passando a custar 36,8 mil ienes para a Europa e os Estados Unidos, sendo que para o Havaí a redução é de 6,9 mil, portanto, passará a custar 23,6 mil ienes.
O preço médio de um barril de querosene de aviação civil passou a 14.992 ienes, segundo a cotação do mercado de Singapura, de dezembro do ano passado a janeiro deste ano, indicador para os meses de abril e maio. Essa cotação é 15% inferior aos meses de outubro e novembro de 2022.
A sobretaxa de querosene de aviação das duas empresas reflete o preço do petróleo em nível alto por causa da invasão da Rússia da Ucrânia, recorde em outubro e novembro, mas está diminuindo.
Fontes: Nikkei e Tokyo TV