As duas maiores empresas de telecomunicações do Japão – NTT e KDDI – anunciaram que irão cooperar na pesquisa e desenvolvimento da tecnologia de comunicação fotônica.
A NTT está pesquisando essa tecnologia de comunicação, a qual pode transmitir grandes quantidades de dados em altíssima velocidade com reduzido consumo de energia.
A NTT informou que estabeleceu um fórum internacional com a Sony e a Intel dos Estados Unidos para promover o desenvolvimento em conjunto da Innovative Optical and Wireless Network (IOWN).
O objetivo é alcançar o padrão global para os smartphones de próxima geração 6G, que deverá ser colocado em uso prático na década de 2030.
Segundo o IOWN Global Forum: “… fornecer recursos avançados de baixo consumo de energia, largura de banda ultralarga, simulações em grande escala e ultrarrealismo UI/UX para serviços futuros por tecnologias de ponta, como as baseadas em fotônica de próxima geração”.
O que é fotônica? Bem resumidamente, é uma ciência nova, da área da física, em que se estuda a luz, sua geração, emissão, processamento e aplicações em diversas áreas. Na comunicação de dados, especialmente é utilizada para transmissão ultrarrápida.
Fontes: FNN e IOWN