Os destroços perdidos há muito tempo de um submarino que afundou durante a 2ª Guerra Mundial foram descobertos ao largo da costa do Japão.
O USS Albacore (SS-218) é classificado pela Marinha dos EUA como um dos submarinos mais eficazes durante a guerra, afundando 10 embarcações inimigas e possivelmente mais três.
Em 1944, o Albacore deixou Pearl Harbour e acredita-se que tenha atingido uma mina ao largo da costa de Hokkaido, matando 85 tripulantes a bordo.
Contudo, no mês passado, o Comando da História Naval e Patrimônio dos EUA (NHHC) confirmou que pesquisadores japoneses haviam encontrado os destroços do Albacore.
Agora, imagens fantasmagóricas do Dr. Tamaki da Universidade de Tóquio mostram o Albacore enferrujado, coberto de corais, a 237 metros abaixo do nível do mar.
“Os destroços representam o local de descanso final de marinheiros que deram suas vidas em defesa da nação e deveria ser respeitado por todas as partes como um túmulo de guerra”, disse a Marinha.
Para as famílias, a descoberta ofereceu um sentido de encerramento buscado há muito tempo.
Lisa Hume Lutman, cujo tio-avô Allen Hudgins perdeu a vida no Albacore aos 19 anos, disse, “Meu coração saltou e eu até chorei porque eu nem sonhava que o submarino poderia ser encontrado”.
“Sempre ouvi que ele havia atingido um explosivo, mas isso nunca foi confirmado”.
Fonte: Metro UK