A mais recente previsão do desabrochar das esperadas flores de cerejeira (sakura), de quinta-feira (9), indica que os primeiros locais do arquipélago principal serão Tóquio, Kochi e Fukuoka, em 16 deste mês.
Sabendo dessa informação é possível programar o hanami – passeio sob as cerejeiras – para apreciação e para garantir belíssimas fotos.
Na região Tokai a previsão é de que a sakura desabroche no dia 18 em Nagoia e Gifu, 19 em Shizuoka e 24 em Tsu.
Já a previsão para a região Kinki é de 20 em Wakayama, 22 em Osaka, Nara e Quioto, e 28 em Hikone.
Na região Hokuriku é no dia 25 em Toyama, 26 em Fukui e 28 em Kanazawa.
Em Kanto-Koshin prevê-se para o dia 17 em Yokohama, 18 em Kumagaya, 19 em Maebashi, 20 em Utsunomiya e em Kofu, 21 em Mito, 23 em Choshi e 5 de abril em Nagano.
Como saber quando acontece a plena floração
A data de previsão do desabrochar é anunciada quando os primeiros 5 botões dos locais de amostragem da sakura mostram as flores.
Mas, depois levam um tempo para que todas as flores se abram, cobrindo a cerejeira de cor de rosa. O cálculo é de um tempo de 8 a 9 dias.
Por exemplo, em Nagoia a previsão do desabrochar é em 18, mas o pico da floração está previsto para 27. Portanto, se pode aproveitar o final de semana – sábado (25) e domingo (26) – para fazer o passeio.
Por isso, é importante saber a data do desabrochar, lembrando que a previsão poderá ter uma variação pois tudo depende das condições climáticas como a temperatura, sol ou chuva.
Fontes: Tenki e Weather Map