Uma pesquisa do Ministério da Saúde descobriu que 42.3% da população do Japão adquiriu anticorpos contra a Covid-19, indicando infecção passada.
Isso representa um aumento de cerca de 13 pontos percentuais em comparação à pesquisa anterior em novembro, devido à 8ª onda de infecções do inverno passado.
A pesquisa foi conduzida pelo ministério no período de 19 a 27 de fevereiro com a ajuda da Sociedade da Cruz Vermelha Japonesa com cerca de 13.121 homens e mulheres em todo o país na faixa dos 16 aos 69 anos que doaram sangue.
O número preliminar foi uma alta dos 28.6%, a porcentagem finalizada na pesquisa anterior, mas continuou relativamente baixo comparado aos EUA e países europeus.
Por província, Fukuoka teve a porcentagem mais alta a 59.4%, seguida por 58% em Okinawa, 52.5% em Saga e 51.8% em Aichi. Iwate teve a menor porcentagem, a 27.4%, a única província que ficou abaixo da marca de 30%.
Por faixa etária, jovens entre 16 aos 19 anos tiveram a porcentagem mais alta a 62.2%, enquanto o número foi de 28.3% entre aqueles na faixa dos 60.
Acredita-se que infecção e vacinação aumentem a imunidade ao vírus.
De acordo com Tetsuya Matsumoto, professor de doenças infecciosas na Universidade Internacional de Saúde e Bem Estar, idosos precisam continuar a se proteger através de imunização e uso de máscara porque eles correm maior risco de ficar gravemente doentes se eles contraírem o vírus.
Fonte: Yomiuri