Na quinta-feira (23), o Japão relaxou controles de exportação de materiais para fabricação de chips para a Coreia do Sul em resposta à decisão de Seul de retirar sua queixa junto à Organização Mundial do Comércio (OMC) sobre o assunto, disse o Ministério da Indústria.
A ação ocorreu quando o primeiro-ministro japonês Fumio Kishida e o presidente sul-coreano Yoon Suk-yeol realizavam conversas na semana passada em Tóquio, no mais recente sinal de melhoria das relações bilaterais.
Em julho de 2019, o governo japonês endureceu controles sobre exportações de 3 materiais para a Coreia do Sul, polímero fluorado, resistências e fluoreto de hidrogênio, usados na produção de chips após relações bilaterais terem piorado por causa do trabalho no tempo de guerra e outras questões.
Relações bilaterais haviam chegado ao ponto mais baixo em décadas após a Corte Suprema da Coreia do Sul ter ordenado, em 2018, que duas empresas japonesas compensassem demandantes coreanos por alegado trabalho forçado durante o domínio colonial do Japão de 1910-1945 da Península Coreana.
Enquanto o Japão tenha dito que os controles de exportações eram baseados em preocupações com segurança, a Coreia do Sul entendeu que as medidas eram uma retaliação contra a decisão da corte e apresentou uma queixa contra as restrições de exportações junto à Organização Mundial do Comércio.
Fonte: News and Culture