A Rússia posicionará armas nucleares táticas em Belarus (Bielorrússia), disse o presidente Vladimir Putin.
Putin disse que a medida não violaria acordos de não proliferação nuclear e a comparou com os EUA posicionando suas armas na Europa, de acordo com a mídia estatal russa.
Moscou não estaria transferindo controle de suas armas para Minsk, capital de Belarus, acrescentou ele.
Os EUA disseram que não acreditam que a Rússia estava se preparando para usar armas nucleares após o anúncio.
“Não vimos razão alguma para ajustar nossa postura nuclear estratégica”, disse o Departamento da Defesa dos EUA.
“Continuamos comprometidos com a defesa coletiva da aliança Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte)”.
O regime bielorrusso é um aliado firme do Kremlin e apoiador da invasão à Ucrânia.
Putin disse à rede de TV estatal russa no sábado (25) que o líder bielorrusso, Alexander Lukashenko, havia levantado a questão há muito tempo sobre posicionar armas nucleares táticas na Bielorrússia.
A Rússia terá concluído a construção de uma unidade de armazenamento para armas nucleares táticas na Belarus até 1º de julho, acrescentou Putin.
Ele não especificou quando as armas seriam transferidas para a Belarus. Essa será a 1ª vez desde meados dos anos 1990 que Moscou terá armas nucleares posicionadas fora do país.
Os comentários de Putin ocorreram após o presidente ucraniano Volodymyr Zelesnky ter renovado seu apelo por mais suporte militar de seus aliados do Ocidente.
Contudo, em uma entrevista para um jornal japonês, Zelensky disse que a Ucrânia não poderia lançar qualquer contraofensiva em potencial no leste do país até que mais munição chegasse.
Fonte: BBC