Na semana anterior as 4 maiores operadoras de telefonia celular do Japão – DoCoMo, au (KDDI), SoftBank e Rakuten, lançaram uma página especial nas respectivas home pages, do que “jamais deve ser feito com seu smartphone”, por causa de ações perigosas relatadas pelos usuários.
As 4 operadoras realizaram testes em conjunto para mostrar o quão perigoso pode se tornar algo sem pensar, como colocar o smartphone no forno de microondas para aquecê-lo achando que vai retirar a umidade do dispositivo.
Isso poderá causar uma explosão por causa da bateria. Mesmo que a bateria seja removida, o experimento mostrou que após alguns segundos, saíram faíscas e cheirava a queimado, embora a aparência externa não tenha sofrido nada.
Outro experimento feito foi o de inserir o molho de soja no terminal de carregamento de um smartphone e colocar para carregá-lo. A mudança gradativa da temperatura foi observada, ao ponto de chegar em 107ºC. Isso porque há casos de usuários com relatos de ter deixado cair maionese e outros produtos bem nesse local. Com a pressa, não foram capazes de levá-lo para uma limpeza no local especializado ou de dar uma lavada rápida, pois a maioria é resistente à água até certo ponto.
Além disso, as respectivas páginas ensinam o que não se pode fazer com o cabo de carregamento, como puxá-lo de qualquer jeito do terminal ou enrolá-lo dobrando.
Outras ações perigosas são colocar o smartphone no bolso traseiro da calça e se sentar, isso pode dobrá-lo e causar dano.
As páginas estão em idioma japonês, mas nada que um tradutor não ajude. Toque sobre o nome da operadora e abra a página.
Assista ao vídeo de um experimento para ver a temperatura se elevando quando se conecta o cabo a um smartphone que ficou molhado com shoyu (no conector).
Fontes: divulgação e FNN