Segundo informações da Prefeitura de Oarai (Ibaraki), a partir de 1.º de abril, os veículos serão proibidos de entrar na Oarai Sun Beach, uma das maiores e mais famosas praias da província.
O objetivo é garantir a segurança dos visitantes e turistas que praticam atividades de lazer à beira-mar. Na província de Ibaraki, a praia de Ajigaura, na cidade de Hitachinaka, essa regulamentação só acontece durante a temporada, mas a proibição em Oarai é para o ano todo.
A Oarai Sun Beach está localizada ao sul da costa da cidade, com extensão de 1,9 quilômetro, frequentada para banho, pesca e surfe. O número de visitantes antes da pandemia foi de 167 mil pessoas.
Quais veículos são proibidos e as multas
A partir de abril, a prefeitura irá instalar barras de proteção para impedir a entrada dos carros nas vias que levam à praia, mas também colocar as placas informativas da proibição.
Segundo a prefeitura há vários estacionamentos grandes nas proximidades, de uso gratuito, os quais comportam 5 mil veículos.
A proibição é para os veículos de 4 rodas, incluindo os buggies, e também as motos. Serão permitidas as bicicletas e carrinhos para transportar materiais.
Segundo a regulamentação, a infração poderá resultar em prisão de até 3 meses ou pagamento de multa de até 300 mil ienes.
Segundo a prefeitura, em outras províncias há regulamentos para proteger as tartarugas e plantas costeiras, mas há poucos exemplos para garantir a segurança dos turistas e visitantes.
Um surfista disse para o repórter que “como uso o chuveiro que também é gratuito, perto do estacionamento, não entro com o carro na praia. Temos que ter consciência dessa preocupação”.
Por outro lado, uma mulher que estava com seu filho pequeno disse que “espero mais flexibilidade da prefeitura, pois tenho que carregar muita coisa para a criança brincar na areia”, manifestando que desejaria continuar entrando com o carro na área da praia.
Fonte: Tokyo Shimbun