Taiwan confirmou que 70 ou mais aeronaves da China sobrevoaram a pequena nação insular no domingo (9), o segundo dia de exercícios militares chineses na área.
O Ministério da Defesa de Taiwan diz que detectou 70 aeronaves chinesas nas proximidades, incluindo caças, entre 6h e 16h de domingo.
Ele acrescenta que metade delas atravessou a linha mediana, uma fronteira não oficial no Estreito de Taiwan designada a prevenir conflitos acidentais entre forças chinesas e taiwanesas.
Esse é o 2º dia consecutivo que 70 ou mais aeronaves chinesas estavam operando em torno de Taiwan. Analistas dizem que a China está buscando manter Taiwan e os EUA sob controle.
No sábado (8), a China deu início ao que ela chama de patrulha de prontidão de combate e exercícios militares em torno de Taiwan.
Os exercícios são vistos como resposta à recente reunião da presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen nos EUA com o presidente da Câmara dos Representantes, Kevin Carthy.
A rede estatal China Central Television (CCTV) divulga que as forças do exército, da marinha, da aeronáutica e a de foguetes realizaram ataques de precisão conjuntos simulados contra alvos principais em Taiwan e águas ao redor.
A CCTV também transmitiu o que ela descreveu como imagens de exercícios, mas não revelou quando e onde eles ocorreram.
https://www.youtube.com/watch?v=8NTF2cOg6rY
Fonte: NHK