Há uma grande expectativa para o fenômeno do eclipse solar híbrido na quinta-feira (20), o qual poderá ser visto na região Indo-Pacífico.
O chamado anular ocorre quando a Lua ocupa uma posição central em relação ao Sol, mas não cobre na totalidade, por isso se vê o chamado anel de fogo. Já o parcial é quando a Lua cobre uma parte e o total quando ela cobre totalmente o astro rei. E ainda tem o total.
E o eclipse solar híbrido é a combinação desses 3 citados acima, o qual ocorre uma vez a cada 10 anos.
Embora nenhum eclipse solar anular ou total possa ser visto no Japão, o híbrido poderá ser visto em algumas áreas banhadas pelo Oceano Pacífico. O ponto alto será entre 14h20 e 14h40, dependendo da região, segundo o Observatório Astronômico Nacional do Japão (NAO).
Dependendo das condições climáticas, poderá ser visto de Naha (Okinawa), de Kagoshima, de Tateyama (Chiba) e das ilhas Ogasawara (Tóquio).
Porém, ele faz um alerta que jamais deve ser visto a olho nu, mas sim com óculos com lentes especiais.
Caso queira ver mas está trabalhando ou não tem as lentes especiais, assista a transmissão ao vivo, tocando sobre os nomes, depois ativar o sininho para ser notificado:
- NAO, a ser transmitido de Ishigaki (Okinawa)
- WeatherNews, do Japão e de outros países do Indo-Pacífico
Como os locais de onde se pode observar esse eclipse solar híbrido é limitado no Japão, é melhor assistir à transmissão ao vivo.
Fontes: WeatherNews, NAO e Yomiuri