A fabricante de brinquedos Mattel apresentou sua primeira Barbie com síndrome de Down em uma tentativa de tornar sua famosa variedade de bonecas mais inclusiva.
Em uma declaração na terça-feira (25), a Mattel disse que havia trabalhado com a Sociedade Nacional de Síndrome de Down nos EUA para desenvolver a boneca, que tem uma estrutura mais baixa e um tronco maior do que outras Barbies.
O rosto da nova boneca és mais arredondado, seus olhos têm formato de amêndoas, orelhas menores e uma ponte nasal mais plana, disse a Mattel.
“As palmas da boneca incluem até uma única linha, característica geralmente associada àqueles com síndrome de Down”, disse a Mattel.
A boneca usa um vestido com mangas puff adornado com borboletas e flores em amarelo e azul, cores associadas à conscientização com a síndrome de Down.
Ela usa um colar rosa com 3 divisas ascendentes representando as 3 cópias do cromossomo 21, assim como uma órtese rosa para tornozelo e pé, disse a Mattel.
“Nossa meta é permitir que todas as crianças se vejam na Barbie, enquanto também encoraja crianças a brincar com bonecas que não se parecem com elas mesmas”, disse Lisa McKnight, vice-presidente-executiva e chefe global da Barbie & Dolls na Mattel, em uma declaração.
Fonte: Channel News Asia