A Honda disse nesta quarta-feira (26) que havia estabelecido um acordo de colaboração estratégica com a Taiwan Semiconductor Manufacturing Co. (TSMC) como parte de esforços para garantir um fornecimento estável de semicondutores.
Montadoras japonesas enfrentaram dificuldades para se livrar completamente do problema de falta global de chips e fornecimento de peças durante a pandemia, embora restrições tenham diminuído.
A Honda construirá relações diretas com fabricantes de chips para fornecimento estável a longo prazo, disse o chefe executivo Toshihiro Mibe em uma coletiva de imprensa, na qual ele fez uma atualização sobre a estratégia de negócios da montadora.
“A Honda trabalhará de perto com fornecedores Tier 1 e fabricantes de semicondutores e avançará com passos drásticos”, disse Mibe, acrescentando que a companhia havia estabelecido um acordo sobre colaboração estratégica com a TSMC.
A companhia deve começar a ver um impacto da união com a TSMC a partir do ano financeiro de 2025, disse o chefe operacional Shinji Aoyama.
O negócio incluiu compartilhar informações sobre produção e fornecimento de peças com foco em garantir circuitos integrados e outras peças, disse ele.
A Honda também disse que planejava lançar um modelo de veículo elétrico (VE) de médio a grande porte nos EUA em 2025 produzido com a nova plataforma de arquitetura “elétrica e eletrônica” da companhia.
Fonte: Japan Times