Os bambus desabrocharam suas raras flores em duas cidades japonesas, nas quais residem brasileiros.
Sabe-se que os bambus dão flores somente a cada 120 anos, portanto esse acontecimento é um marco e merece ser visto.
Um dos locais onde se pode ver essas raras flores do bambu fica no Kakamino Natural Heritage Forest Park (各務野自然遺産の森), na cidade de Kakamigahara (Gifu).
Katsumi Suematsu, arboricultor do parque por mais de 10 anos, mostrou as flores dos bambus que viu pela primeira vez, à reportagem da tevê. “Parecem flores secas, mas são assim, com tonalidade marrom”, explicou.
“A ponta se abre como uma espiga e sai algo como um estame, a apêndice da flor onde fica o pólen”, explicou o arboricultor.
Bambus com flores na província de Toyama
Uma variedade de bambu chamada Hachiku, originária da China, chama a atenção do público na cidade de Takaoka (Toyama). Afinal só se pode contemplar essa raridade uma vez em 120 anos.
No jardim do Museu Histórico Takaoka Manyo, cerca de 50 bambus estão floridos. Diferente das flores de Kakamigahara por causa da variedade, as flores têm um tom mais amarelado.
No dia da gravação da reportagem o dia estava chuvoso, por isso, as gotas nas flores deram um ar de fantasia.
Em ambos os casos, os cuidadores disseram que quando os bambus florescem, costumam ficar mais secos porque a umidade é absorvida pelas flores.
Isso explica a lenda de que quando os bambus se carregam de flores algo sinistro pode acontecer. Sabe-se que não com as pessoas ou ao seu redor, mas com eles próprios, pois podem perder a vida mas permitem o milagre das flores.
Os locais estão com o link dos mapas, por isso, que tal fazer uma visita para ver de perto essas fantásticas flores?
Fontes: NTV e Tulip TV