De acordo com reportagem da NHK na quinta-feira (27), uma grande peça de metal, a qual pode ser detrito de um foguete chinês, foi trazida pelo mar a uma ilha no sudoeste do Japão.
Um residente de Okinoerabujima, ilha na província de Kagoshima, encontrou o objeto branco em 20 de abril.
O objeto tem cerca de 3m de comprimento e 2m de diâmetro. Em sua superfície está pintado o que parece ser parte da bandeira nacional chinesa, com estrelas amarelas em um fundo vermelho.
Ele também tem caracteres chineses que significam “vento de escape”.
Teruhisa Tsujino, que trabalhava para a Agência Aeroespacial do Japão (JAXA), viu as imagens do objeto. Ele é especialista em desenvolvimento espacial da China.
Segundo Teruhisa, julgando a partir do formato e outras características, é altamente provável que seja detrito a capa da payload (carga útil) de um foguete chinês Long March. A capa, de estrutura de metal, é designada a proteger satélites e outras payloads.
A prefeitura de Wadomari na ilha diz que nenhum dano foi confirmado até agora. Funcionários da cidade dizem que consultaram o governo provincial para aconselhamento.
A China disse em 16 de abril que havia lançado com sucesso um foguete transportando um satélite climático.
O país estabeleceu uma zona no-fly sobre águas ao norte de Taiwan na manhã do dia citado pelo que ela chamou de atividades espaciais, e proibiu a navegação de embarcações na área por 6 horas.
Fonte: NHK