Um enfermeiro na Holanda admitiu para colegas que havia matado pelo menos 20 pacientes de coronavírus, disse na quinta-feira (4) o departamento de promotoria pública.
Theodoor V, de 30 anos, estaria preocupado com o sofrimento de suas vítimas enquanto trabalhava como enfermeiro pulmonar no Hospital Wilhelmina em Assen (WZA).
V foi preso há 3 semanas em sua casa em Veenhuizen após confessar para funcionários enquanto estava recebendo tratamento em uma clínica de saúde mental em Drenthe.
A promotoria disse que ele havia indicado “várias vezes” em suas conversas com funcionários de saúde mental que “como enfermeiro pulmonar no WZA, ele havia acabado prematuramente com as vidas de 20 pacientes durante a pandemia de coronavírus”.
“O suspeito, alegadamente, teria executado procedimentos médicos em pacientes que, em seu ponto de vista, estavam em estado terminal e sofrendo, sem instruções de um médico”
V, agora, recebeu ordem de um tribunal em Assen para continuar preso por pelo menos outros 30 dias.
Autoridades continuarão a analisar mortes de pacientes entre março de 2020 e maio de 2022, com a expectativa de que a investigação criminal seja concluída até junho.
Um porta-voz disse: “Atualmente, especialistas estão verificando se discrepâncias podem ser encontradas em registros médicos que podem corresponder com as declarações do suspeito”.
As famílias das vítimas foram informadas sobre a investigação há 2 semanas.
Fonte: Daily Mail