A China disse na quinta-feira (4) que “alto nível de vigilância” era necessário face à expansão no leste” da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) após reportagem na mídia de que a aliança está planejando estabelecer um escritório no Japão para facilitar consultas com aliados na região.
A Otan está planejando abrir no Japão seu primeiro escritório de ligação na Ásia para facilitar conversas com parceiros de segurança como Coreia do Sul, Austrália e Nova Zelândia, com desafios geopolíticos da China e Rússia em mente, divulgou o site Asia Nikkei na quarta-feira (3), citando autoridades japonesas e da aliança.
Mao Ning, porta-voz do Ministério de Relações Exteriores da China, disse que a Ásia era uma “terra promissora para cooperação e desenvolvimento e não deveria ser uma arena de batalha para geopolítica”.
“A contínua expansão da Otan no leste na região Ásia-Pacífico, interferência em assuntos regionais, tentativas de destruir a paz e estabilidade regionais, e pressão para confrontos de blocos pedem por alta vigilância de países na região”, disse Mao em uma coletiva de imprensa regular.
Segundo o site Asia Nikkei, o escritório proposto seria aberto no ano que vem em Tóquio.
Fonte: Business Times