Imagem: ANN
O mês de maio, após a Golden Week, também é um momento de cautela para os alunos do primeiro ano do ensino fundamental que acabaram de começar a estudar nesta primavera. Por isso, é necessário tomar as medidas para proteger as crianças em seu caminho para a escola, sem a companhia de professores ou pais.
Publicidade
Na Escola de Ensino Fundamental Ooka, em Yokohama, os novos alunos do primeiro ano, que entraram na escola no mês passado, estavam saindo da escola desacompanhados no dia 10 de janeiro. Nessas escolas de ensino fundamental, os alunos são ensinados a ir para casa sozinhos, com o objetivo de alcançar a independência desde cedo. Isso se deve ao fato de que sair da escola é um tipo de “experiência de aprendizado” e um grande passo para eles.
As autoridades querem garantir que as vidas das crianças não sejam perdidas. Maio é um mês em que o número de acidentes de trânsito envolvendo alunos da primeira série tende a aumentar em todo o país. Acredita-se que isso se deva, em parte, à transição da companhia de um dos pais ou responsável para a saída da escola por conta própria.
É importante lembrar que a causa dos acidentes nem sempre são as crianças. É verdade que muitos acidentes envolvem crianças saltando em frente de carros, mas em quase 40% dos casos, a culpa não é das crianças.
Em outras palavras, esses são acidentes que poderiam ter sido evitados com conscientização por parte dos motoristas. Então, como essa conscientização pode ser mudada? A comunidade local encontrou uma resposta.
Atividades de prevenção
O caminho para a escola na Ooka Elementary School é um desvio para a rota Kamakura Kaido, portanto, os carros passam constantemente por ali. A cidade coletou dados sobre zonas propensas a acidentes e, no ano passado, começou a se concentrar em contramedidas.
A estrada é pintada em várias cores, incluindo vermelho e branco e até verde. Além disso, as áreas vermelhas e brancas são elevadas em 10cm.
Chisui Fujie, gerente da seção de instalações do departamento de estradas da cidade de Yokohama, comenta: “Quando há obstáculos na rua, pedimos às pessoas que diminuam a velocidade e passem devagar”.
Acredita-se que a taxa de acidentes fatais aumenta quando a velocidade dos veículos ultrapassa 30 km/h. Depois que as medidas foram tomadas, o número de veículos que trafegam em velocidades superiores a 30 km/h foi drasticamente reduzido.
“Há placas de pare aqui, mas ouvimos da comunidade que, às vezes, a parada temporária não é feita, por isso estamos tomando medidas para enfatizar”, comenta Fujie.
Na manhã de 12 de janeiro, em conjunto com a Campanha Nacional de Segurança no Trânsito da Primavera, foi feita uma atividade de conscientização nas rotas escolares da cidade de Kitami (Hokkaido) para motoristas, e para que os ciclistas usassem capacetes. Essa iniciativa foi organizada pela Sede de Kitami da Polícia da Província de Hokkaido e pela Delegacia de Kitami, a partir das 7h30 do dia 12 de janeiro, na área ao redor da Escola Primária Minami, na cidade de Kitami, em um esforço para evitar acidentes envolvendo crianças em rotas escolares movimentadas.
Fonte: ANN e NHK