A Panasonic, conglomerado industrial sediado no Japão, anunciou planos de construir pelo menos duas novas fábricas na América do Norte.
O desenvolvimento aumentará a produção de células de bateria usadas em veículos elétricos (VEs), divulgou a agência de notícias Reuters.
A companhia tem a intenção de aumentar sua capacidade de baterias para 200GWh (gigawatt-hora) a cada ano até 2031, aproximadamente 4 vezes seu atual nível.
Um representante da Panasonic disse que a companhia busca construir essas novas fábricas na América do Norte para produzir baterias 4680 até 2030.
O CEO do Grupo Panasonic, Yuki Kusumi, indicou que a companhia ainda vai selecionar os locais exatos para expandir sua capacidade de produção na América do Norte.
“Pode ser em Nevada, pode ser no Kansas, ou pode ser em um outro lugar”, disse Kusumi.
De acordo com o jornal Nikkei, citado pela Reuters, a Panasonic e a empresa comercial e de investimento japonesa, a Marubeni, desenvolverão uma rede de distribuição juntas no Japão usando pequenos VEs.
Ambas as companhias farão parceria oficialmente para estabilizar um empreendimento conjunto no próximo mês.
A nova entidade será responsável pela instalação de pontos de recarga para VEs, gerenciamento de baterias de veículos e outras questões relacionadas.
As parceiras buscam lançar centenas de VEs comerciais nos próximos dois anos.
A Panasonic começou a operar uma linha de produção piloto de baterias 4680 em sua planta na província de Wakayama.
Nos próximos 2 anos, a Panasonic também estabilizará dois novos locais na província de Osaka para expandir sua tecnologia de baterias de carros.
Fonte: World Construction Network