Epidemia de influenza afeta o Japão em meio à baixa imunidade após a Covid

Muitas escolas fecharam após a doença se espalhar em festivais esportivos.

Alta da influenza se deve à baixa imunidade causada pela covid-19 (ilustrativa/banco de imagens)

Várias escolas em todo o Japão foram fechadas devido a infecções em massa por influenza.

Publicidade

Acredita-se que surtos fora de época foram causados pela reclassificação da Covid-19 como doença de “categoria 5” sob a Lei de Controle de Doenças Infecciosas, junto com o relaxamento de medidas de controle de infecção.

Alguns especialistas advertiram que o número de vacinações contra influenza diminuiu desde o surto de Covid-19, e imunidade geral contra a doença enfraqueceu.

De acordo com o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar, o número de pacientes reportados em aproximadamente 5 mil instituições médicas designadas a nível nacional de 22 a 28 de maio foi de 1.62 por unidade.

Neste ano, o número de casos atingiu o pico na primeira metade de fevereiro (12.91) e diminuiu gradualmente desde então. Entretanto, o número continua a exceder o padrão de “prevalência” de 1 caso.

Geralmente nessa época do ano, a prevalência de influenza diminui. Não houve nenhum caso em 2020 a 2022 durante a pandemia de covid-19.

Na última década, apenas em 2013 realmente o número excedeu 1 (1.21). O número de casos aumentou a partir da semana anterior em 14 províncias, com taxas altas em Miyazaki (7.07), Nagasaki (4.14) e Ehime (3.67).

Escolas fechadas

Em todo o país, 325 escolas e outras instalações decidiram fechar ou manter os alunos em casa, 4,5 vezes mais do que nas duas semanas anteriores. Essa foi a segunda semana consecutiva que o número excedeu 300 e o primeiro caso do tipo desde a semana de 20 a 26 de março.

Em meados de maio, um surto em massa de influenza ocorreu após um festival esportivo em uma escola do ensino médio na cidade de Miyazaki. “É possível que o festival de esportes tenha sido o catalisador para a propagação da infecção”, disse um funcionário da prefeitura da cidade.

O número de pessoas infectadas na escola aumentou gradualmente desde o início de maio. Em um festival de esportes realizado em 12 de maio, e 4 dias depois, 490 pessoas foram infectadas.

Uma infecção em massa também ocorreu em uma escola do ensino médio na cidade de Oita após um festival esportivo no início de maio. Dos cerca de 2 mil estudantes na escola, aproximadamente 500, ou 1 em cada 4, foram afetados, levando ao fechamento da instituição de ensino.

Baixa imunidade pela falta de surtos de influenza

Yu Kurahara do Centro Médico Kinki-Chuo da Organização Hospitalar Nacional citou que “imunidade contra o vírus caiu pela falta de surtos de influenza e incidência diminuída de vacinações devido a medidas de controle de infecção por Covid”.

Ele acredita que o tempo coincidiu com muitas pessoas deixando de usar máscara devido à reclassificação da covid-19, levando à propagação da influenza nas escolas.

Kurahara disse que geralmente a influenza diminuiu no verão, então as mesmas medidas de controle de infecção tomadas para a Covid não são necessárias, mas “há muito eventos escolares como festivais esportivos em maio e junho e o risco de infecções provavelmente aumentará”.

Como medidas de prevenção, disse ele, “é importante lavar as mãos frequentemente, fazer gargarejo e usar máscara”.

Fonte: Mainichi

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Japão estende ordem para destruir míssil norte-coreano

Publicado em 12 de junho de 2023, em Sociedade

O Japão precisa continuar em alerta, visto que a Coreia do Norte poderia lançar outro satélite de reconhecimento usando tecnologia de míssil balístico

Bandeira do Japão (ilustrativa/banco de imagens)

O Ministério da Defesa do Japão disse no domingo (11) que estenderá uma ordem emitida para as Forças de Autodefesa (FAJ) destruírem qualquer míssil norte-coreano que ameaçar o território do país no momento.

Publicidade

O Japão precisa continuar em alerta, visto que a Coreia do Norte poderia lançar outro satélite de reconhecimento usando tecnologia de míssil balístico após seu lançamento falho no mês passado, disseram funcionários do ministério.

O ministro da Defesa, Yasukazu Hamada, emitiu a ordem sob a lei das Forças de Autodefesa em 29 de maio após Pyongyang ter notificado Tóquio sobre seu plano de lançar um satélite em algum momento entre 31 de maio e 11 de junho.

O FAJ enviou interceptores superfície-ar Patriot Advanced Capability-3 para ilhas no sudoeste. Além disso, destróieres japoneses Aegis equipados com interceptores Standard Missile-3 foram movimentados no Mar do Leste da China.

A Coreia do Norte prometeu conduzir um segundo lançamento assim que possível após ter falhado em colocar um satélite de reconhecimento militar em órbita no dia 31 de maio. Pyongyang insistiu que poderá não mais avisar com antecedência.

Fonte: Nippon

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Trabalhe no Tantra Tokyo
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão