O Governo de Quioto está pedindo precaução contra carrapatos (ixodid, マダニ) após uma mulher na província ter sido recentemente afetada por uma infecção potencialmente fatal transmitida pelo parasita externo.
Uma mulher na faixa dos 60 anos, anunciou o governo da província, que mora na região de Tango contraiu “uma febre severa com síndrome de trombocitopenia (SFTS)”, uma doença infecciosa transmitida por carrapatos. Os principais sintomas da STFS incluem febre e vômito e, no pior caso, morte.
Carrapatos medem entre 3 a 7 milímetros e são marrom-avermelhados. Eles parecem com aranhas e são encontrados em áreas de gramados e florestas. Eles sugam o sangue dos humanos e animais, mas suas picadas, aparentemente, causam pouca dor, dificultando para as pessoas notarem.
A STFS é transmitida quando um carrapato que carrega o vírus suga o sangue. O período de incubação é de 6 a 14 dias, seguido por sintomas como febre, vômito e diarreia. Não há vacina eficaz, e apenas tratamentos sintomáticos estão disponíveis.
De acordo com o Instituto Nacional de Doenças Infecciosas, houve a confirmação de que 805 pessoas foram infectadas com a doença no Japão, e 96, ou mais de 10%, morreram desde o fim de janeiro deste ano.
A mulher infectada nesse caso mais recente mora em uma área sob a jurisdição do centro público de Tango. Ela teve febre e outros sintomas, mas não corre risco de morte.
De acordo com o governo provincial, o número de pessoas infectadas geralmente aumenta da primavera ao outono, quando os carrapatos estão mais ativos.
O governo recomenda a tomada de medidas como cobrir a pele com blusa de mangas compridas, calças e luvas ao entrar em áreas de gramados, usar repelente de insetos, tomar banho e lavar as roupas imediatamente após retornar para casa.
Se for picado, é recomendado que não toque no local e busque tratamento no hospital.
Fonte: Mainichi