Chegou a estação chuvosa e provavelmente as possibilidades de dirigir aumentam. O especialista da sucursal de Ehime da Japan Automobile Federation (JAF), mostra 3 pontos importantes para dirigir sob a chuva de forma segura, tomando cuidado com a má visibilidade e com a derrapagem.
O primeiro ponto é a prevenção da má visibilidade, portanto com o limpador de para-brisa. Se a borracha estiver com rachadura ou danificada, precisa ser trocada.
O segundo ponto é a água ou o líquido limpador do reservatório do para-brisa. É importante conferir e reabastecê-lo. Além disso, é importante retirar os resíduos de óleo do vidro. Para isso, leia a matéria sobre um produto para ajudar a limpar com eficiência.
E o terceiro ponto são checar os pneus, vitais para evitar acidentes. Portanto, verifique a profundidade das ranhuras.
Os pneus têm uma marca importante que sinalizam se ainda estão seguros para rodar. Procure um sinal de triângulo e na sua extensão tem uma ranhura. Se tiver uma profundidade igual ou inferior a 1,6 milímetro sinaliza que já está no limite e precisa ser trocado. É muito perigoso dirigir nessa condição.
De acordo com 3 testes realizados pela JAF, ao dirigir em pista molhada a 100 km/h e frear bruscamente, foi constatada uma diferença de 23 metros na frenagem, entre pneus novos e desgastados ou que só estão com 20% na ranhura.
Com a chegada da estação chuvosa, o especialista da JAF adverte os motoristas para que verifiquem os limpadores de para-brisa e pneus, evitando as passagens subterrâneas e outros locais com risco de inundação em casos de previsão de chuva intensa.
“Primeiramente, evite saídas desnecessárias e não urgentes. Entretanto, há pessoas que necessitam dirigir até o trabalho ou até a escola, então, se o fizer, verifique cuidadosamente os limpadores de para-brisa, faróis e pneus”, advertiu Hiroshi Gonnazu, gerente de promoções da sucursal de Ehime da JAF.
Se ainda não leu a matéria com teste em vídeo, de limpador de faróis, toque aqui.
Fonte: JNN/ITV