Erupção de vulcão nas Filipinas pode durar por meses, alertam autoridades

Após dias apresentando sinais de nervosismo renovado, o Mayon começou a expelir lava na noite de domingo (11).

O vulcão Mayon (Museu Nacional de História Natural Programa de Vulcanismo Global)

Uma erupção moderada do vulcão mais ativo das Filipinas que forçou cerca de 18 mil pessoas a fugir para abrigos de emergência pode durar por meses e criar uma crise prolongada, disseram autoridades na quarta-feira (14).

Publicidade

O presidente Ferdinand Marcos Jr. se deslocou para a província de Albay a fim de tranquilizar residentes que foram forçados a evacuar da maioria das comunidades agrícolas mais pobres dentro de um raio de 6Km da cratera do vulcão Mayon desde o aumento da atividade vulcânica na semana passada.

A erupção é a mais recente calamidade natural para testar a administração de Marcos, que assumiu o poder em junho de 2022 em uma nação no Sudeste Asiático considerada uma das mais propensas a desastres no mundo. Cerca de 20 tufões e tempestades por ano afetam as Filipinas e o arquipélago pobre com 23 vulcões ativos luta contra terremotos frequentes.

Marcos disse aos residentes deslocados em um centro de evacuação que pode levar 3 meses até a erupção se abrandar e eles poderem retornar para casa.

A atividade do vulcão foi elevada em 8 de junho para o nível 3 em um sistema de alerta que vai até 5, o que significa que erupção perigosa era considerada possível em semanas ou dias.

Após dias apresentando sinais de nervosismo renovado, o Mayon começou a expelir lava na noite de domingo (11). A lava fluiu vagarosamente por suas encostas no sudeste, disseram especialistas do governo.

O vulcão pode expelir lava moderadamente por 3 meses ou mais, como ele fez no passado, sem gerar uma explosão violenta e ameaçadora, disse Teresito Bacolcol, diretor do Instituto Filipino de vulcanologia e Sismologia ao Associated Press.

O Mayon de 2.462 metros de altura é uma principal atração turística nas Filipinas devido ao seu formato cônico pitoresco, mas é o mais ativo dos 24 vulcões conhecidos do país.

Ele entrou em erupção violentamente em 2018, deslocando dezenas de milhares de pessoas. Uma erupção em 1814 deixou vilarejos inteiros sob a terra e mais de mil mortos.

Fonte: Asahi

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Honda vai oferecer sua primeira scooter elétrica para uso pessoal

Publicado em 15 de junho de 2023, em Sociedade

O modelo EM1 e:, que é designado para viagens diárias e compras, começará a ser vendido em 24 de agosto.

O modelo EM1 e: que será lançado pela Honda foi revelado em 19 de maio deste ano (Honda)

A Honda, em breve, lançará sua primeira scooter elétrica que estará disponível para clientes individuais.

Publicidade

O modelo EM1 e:, que é designado para viagens diárias e compras, começará a ser vendido em 24 de agosto, anunciou a Honda em 19 de maio.

Essa será a primeira vez que a Honda tornará tal veículo do tipo disponível para o mercado doméstico.

A EM1 e: será tratada sob a mesma categoria das motos de 50cc perante a Lei de Tráfego em Rodovias. Um veículo com carga completa pode viajar até 53Km.

A energia pode ser fornecida através de uma tomada elétrica em casa para a bateria removível do EM1 e: que usa um carregador específico. Uma bateria esgotada leva 6 horas para ser carregada completamente.

A Honda espera vender 3 mil unidades anualmente. O preço da scooter deverá ser de ¥299.200 (US$2,1 mil) incluindo imposto.

Em resposta à tendência de descarbonização global, principais fabricante de motos estão cada vez mais mudando para modelos elétricos.

A Honda tem a meta de comercializar 10 modelos de motos elétricas globalmente até 2025, com a EM1 e: sendo o quarto.

Fonte: Asahi

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão